30 de março de 2014

O engenheiro Evaldo Ávila conta que foi uma viagem à Europa há muitos anos atrás que despertou nele a importância de se valorizar e preservar a memória histórica do lugar de onde viemos. Assim, com o passar dos anos, ele foi colecionando imagens antigas tornando-se um verdadeiro guardião da memória visual da região de Jaguaruna, sua terra natal.

Gravamos uma produtiva entrevista com o sr Evaldo no antigo escritório de sua empresa de mineração, onde ele guarda com carinho as muitas reproduções de fotos históricas impressas e enquadradas por ele como hobby, que registram diversos momentos do cotidiano da cidade - e que ele demonstra grande prazer em exibir a quem se interessar.



Um ambiente onde se destacam muitas das fotografias produzidas pelo sr. Gentil Reynaldo retratando os naufrágios e encalhes registrados na costa entre o Cabo de Santa Marta e as praias de Jaguaruna. Imagens que ganham vida nas lembranças, explicações e relatos guardados por Evaldo sobre os acontecimentos congelados em cada fotograma, que enriquecem muito a narrativa a ser construída neste documentário.